segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O refeitório social de Faro encerrado pela ASAE

O refeitório social de Faro, que fornece mais de meio milhar de refeições diárias aos mais pobres, foi encerrado recentemente pela Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Uma situação que a Santa Casa da Misericórdia lamenta.

Num aviso afixado na porta do refeitório social da Santa Casa da Misericórdia na Baixa de Faro pode ler-se: «Atenção, lamentamos informar que por encerramento da ASAE, este refeitório social não tem possibilidade de servir refeições durante um período indeterminado.»

«É pena que não ponham as pessoas em primeiro lugar», lamentou hoje, em declarações à Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia em Faro, Candeias Neto, explicando que a cozinha havia sido alvo de uma «desbaratização um dia antes da visita da ASAE ter encontrado algumas baratas mortas no chão» e ter dado ordem de encerramento.

«Numa casa com mais de 400 anos de existência é natural que apareçam nos esgotos problemas com baratas e por essa razão, os responsáveis fazem de tempos a tempos uma acção de limpeza de desbaratização», explicou.

Antes da ASAE ter exigido o fecho, o refeitório social servia entre «500 a 600 refeições diariamente ao almoço» compostas por sopa, segundo prato, fruta e bebida.

A alternativa provisória da Santa Casa da Misericórdia passa por servir as refeições no infantário daquela instituição, localizado junto ao Refúgio Aboim Ascensão, que apenas está habilitado a servir 80 refeições, mas que nos últimos dias serve mais de 600 almoços.


in TSF
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1361778

Nenhum comentário: